Dicas maravilhosas para ensinar seu filho a economizar

Com tantas opções de compra e a via girando em torno do dinheiro, fica difícil ensinar aos pequenos sobre as finanças da maneira certa. A educação financeira tem que acontecer desde pequeno e os país devem estar preparados para isso! Você sabe como ensinar o seu filho a economizar? Aprenda com as dicas a seguir.

Proporcione uma mesada

Na hora de estabelecer uma mesada para o seu filho, é preciso ter bastante cuidado. Tente calcular os possíveis gastos menais e dar um valor aproximado. Desta forma, ele começará a ter responsabilidade com o dinheiro e pensará mais antes de gastar o que já é dele.

Mas vale lembrar que o dinheiro combinado deve ser pago mensalmente e você não deve arcar com outros gastos desnecessário. Com estas atitudes o efeito será oposto.

Ensina a levar para o papel

A maioria dos gastos que obtemos mensalmente poderiam ser evitados ou repensados. Quando você ensina ao seu filho a levar para o papel, você está ensinando sobre poder de controle em relação as compras.

É importante guiar o seu filho, mostrando os gastos mais desnecessários e melhores formas de utilizar a mesada recebida. Esta etapa vai ser fundamental para o entendimento sobre economia.

Incentive a ter uma poupança

Seja no cofrinho caseiro ou em uma conta pessoal no banco, é importante ensinar ao seu filho que poupar é o caminho certo. Você pode incentivá-lo a manter certa porcentagem da mesada e guardá-lo para algo maior futuramente.

Um ponto importante quando se está ensinando sobre economia é a visão do futuro e suas possibilidades. Portanto, auxilie a criança a criar metas financeiras e aponte as possíveis recompensas que ele mesmo irá proporcionar mais tarde.

Ensine sobre consumo consciente

A maioria das pessoas hoje está gastando muito mais do que possui e para reverter esta situação, é preciso ensinar pontos principais desde o berço. Crie noções de consumo consciente no seu filho! Além de otimizar o dinheiro, vai ajudar a sociedade de maneira ecológica, pois ele irá se tornar um adulto menos consumista.

Uma boa dica é propor compras com data marcada e ensiná-lo a fazer uma lista de coisas extremamente necessárias a se adquirir. Muitos país optam por levar os filhos ao supermercado a fim de repassar ensinamentos de economia.

Mas cuidado! A intenção é desenvolver a consciência financeira da criança e deixar que ela coloque tudo o que quer no carrinho está fora de questão. Lembre que tudo deve estar dentro do orçamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *